Mateus 23:1 ao 12 - Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; e fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas,e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi.Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
O maior pecado é o orgulho, por um número de razões [Salmos 59:12; Provérbios 8:13; 16:18; 29:23]. Primeiro, o orgulho foi o pecado fundamental de Satanás quando ele primeiro pecou. O orgulho diz: "Eu posso fazer isso melhor do que Deus", e Satanás pensou que ele podia fazer algo melhor em governar o universo do que Deus podia [Isaías 14:12, 14: Ezequiel 28:12,19]. Segundo, o orgulho inevitavelmente leva ao pecado da rebelião, quando adotamos uma atitude orgulhosa de levar adiante o plano para a nossa vida e para a de todos ao redor, nós, sem dúvida, estaremos entrando em conflito com o plano de Deus. É por isso que a Bíblia diz: "Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes" [Tiago 4:6].
Não há jeito de estar neutro no Reino, ou se está ao lado de Jesus, ou contra Ele, o orgulhoso está automaticamente, contra Ele, porque a sua vida não está relacionada com Jesus e ao que ele almeja na sua vida.
Enfim, o orgulho leva a pessoa a um senso de auto-suficiência, fazendo-nos relutantes para aprender ou receber de Deus ou do ser humano. Jesus disse que precisamos nos converter e nos fazer como crianças. [Mateus 18:3,4]. As crianças entendem e são fáceis de se ensinar, elas sempre querem aprender do Pai.
Mas quando uma pessoa se torna orgulhosa, ela se torna auto-suficiente e não consegue aprender, enquanto as coisas boas do Reino de Deus são dadas àqueles que as pedem, se você não pedir, você não receberá.
O nome de Deus revela essa verdade, Ele é o "Eu Sou" [Êxodo 3:14], Eu sou o quê? A resposta: Eu sou a provisão para a sua necessidade, Eu sou aquele que cura, Eu sou a sabedoria, a santificação, a provisão, a vitória e a salvação. O seu poder se estende aos seus filhos como um cheque em branco, nós somente temos que preencher o cheque, de acordo com as nossas necessidades, é somente quando você percebe que está em necessidades, que você pode, verdadeiramente, experimentar Deus, se nós sentimos que não temos necessidades, nós nos tornamos auto-suficiente e então excluímos Deus da nossa vida, é por isso que o orgulho tira todas as bênçãos do Reino, através do orgulho, nós pecamos contra Deus e contra nós mesmos
Nenhum comentário:
Postar um comentário